ATENDIMENTO A PESQUISADORES

O Instituto Ruth Guimarães não está recebendo pesquisadores durante o período da pandemia do coronavírus COVID-19. Mas realizaremos o atendimento assim que possível, de segunda a sexta, com horário agendado pelos telefones (12) 3103-4652 e (11) 996429971. Em caso de dúvidas e necessidade de orientação, o pesquisador pode entrar em contato pelo e-mail inrg1920@gmail.com

 

   Venha pesquisar conosco!

A valorização da pesquisa é uma diretriz do Instituto Ruth Guimarães – INRG. As contribuições para o enriquecimento do conhecimento popular e o diálogo entre pesquisadores e professores, gestores, estagiários e funcionários da instituição propiciam a melhoria dos processos de elaboração de aprimoramento de documentos que foram deixados pela escritora: criação, gestão e desenvolvimento de estratégias de organização.
Pesquisa de campo
Utilizando um trabalho que Ruth deixou, vamos esclarecer alguns pontos
METAS
Estabelecer a identidade cultural
A FIM DE
1) Melhorar a qualidade de vida
2) Evitar o êxodo da nossa mocidade
3) Pôr o município no mapa de São Paulo, mercê de resoluções adequadas
4) Proporcionar lazer a todas as classes
5) Procurar condições de aumentar a renda familiar
6) Atrair dinheiro de outros municípios para o nosso mercado
FIM ESPECIAL
Chegar à vocação da cidade, que é obviamente diferente de todas as outras do Vale. Atingido o fim, ipso fato, podemos trabalhar para a realização dos destinos de Cachoeira Paulista utilizando os meios apropriados.
PROCEDIMENTOS
1) Preparação dos pesquisadores
2) Levantamento geral das atividades cachoeirenses
3) Análise da pesquisa e sugestões de aproveitamento
LEVANTAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES CACHOEIRENSES
Histórico do município
Localização
Geografia humana, constituição étnica, usos e costumes.
Finanças – propriedades, pecuária, construção civil
Geografia física: rios, fontes, montanhas morros, flora e fauna
Antropologia – arquitetura, jardins
Folclore – medicina caseira, lendas e mitos, culinária, o barro, a madeira, o papel, o pano, sementes, folhas e pétalas.
RESULTADOS ESPERADOS
No trabalho de campo é previsto o recolhimento de amplo material escrito, sonoro, visual e manual, o que poderá dar ensejo a uma exposição permanente ou intermitente, para visitação dos municípios e conhecimento do que temos e ainda para apresentação aos visitantes.
Outros procedimentos:
O registro dos aspectos culturais, folclóricos ou não, pode ficar resguardado em livro e editado. Uma distribuição criteriosa nos dará uma posição privilegiada, eis que temos o que mostrar, no conjunto das cidades coevas e coespaciais.
Teremos formada uma equipe atuante, preparada para coletas em sequência. Essa equipe atuará como agente multiplicador, apta a confirmara valorização das características culturais do município.
Também estaremos aptos a apontar as falhas que tornam este município tão modorrento, apesar de possuidor de um material subjacente apreciável e mal aproveitado, nos diversos campos da Cultura.
Estratégias: serão formuladas, dependendo da análise dos resultados finais.
NECESSIDADES A PARTIR DA PRIMEIRA FASE
Local para reuniões, debates e análise das informações (além do Instituto Ruth Guimarães) – sala de aula nas escolas do município, centro cultural.
Transporte do grupo até os bairros, distritos, periferia.
Impressão de apostilas sumarizadas
Em suma: autoridade, tempo espaço
OBJETIVOS DA SEGUNDA FASE: LEVANTAMENTO
1. Produzir um levantamento das características do município de maneira que se tenha:
1.1 Um verdadeiro folheto de divulgação da cidade, para fins institucionais; e uma publicação completa para consulta de dados socioeconômicos, para uso em órgãos municipais, escolas e outros serviços essenciais.
1.2 Uma fonte de informações sobre a cidade, que possa ser distribuída a visitantes e simpatizantes.
1.3 Algo concreto para ser levado pelo gestor exercendo o cargo de secretário ou prefeito, em suas visitas oficiais a órgãos estaduais e federais
Venha pesquisar conosco!
Venha fazer parte desta equipe e aprender a ser um pesquisador de campo para divulgar e/ou ser um multiplicador, um agente cultural. Queremos ampliar as parcerias para conseguir realizar um trabalho desafiador !