Semana Ruth Guimarães – “Dona Ruth nas escolas Contação de Histórias”

Os alunos das escolas de Cachoeira Paulista estão podendo vivenciar jornadas culturais com as histórias da contadeira (também Coordenadora de Ensino) Cintia Rosa Carbone, em uma das semanas que homenageia Ruth Guimarães. Pois é, este ano teremos várias semanas Ruth Guimarães, uma realizada com a parceria do museu histórico e pedagógico Dr. Costa Jr., outra virtualmente realizada pela ACLA e a de Cintia, uma turnê de histórias.
A história escolhida foi “Os sapatos da onça”, uma das várias que compõem o grande acervo da escritora Ruth Guimarães. Um dos depoimentos é de que “foi um momento de aprendizado, valorização da cultura local, de muitas risadas e de encantamento pelo mundo fascinante das histórias.” Cíntia diz que “contando histórias vou colecionando mimos ( presentes lindos) carinhos , afetos, memórias e encantos! E vou levando Dona Ruth Guimarães para as escolas! Essa semana foram Emeief Yvonne Cipolli Ribeiro , Joaquim Monteiro da Silva , Regina Pompeia, Otton, José de José Godoy Roseira ,e vai ter mais ! Grata por tanto encanto. Contar histórias é um ato de amor, de quem conta e de quem escuta. por alegrar a nossa manhã e agregar cultura a nossa vida.”

Durante a Semana Ruth Guimarães a Secretaria Municipal de Educação promoverá aos alunos uma semana de Contação de Histórias com a finalidade de levar a vida e a obra da escritora e proporcionar aos alunos um momento rico, despertando neles a criatividade, a imaginação e o conhecimento sobre a autora e sua literatura.

Contação de Histórias – Por Cintia Rosa Carbone

“Os sapatos da Onça” do livro “Histórias de Onça” serão realizadas nas Unidades Escolares para os alunos de 3º, 4º e 5º anos na Semana Ruth Guimarães, no período de 20 a 24 de junho.

“Dona Baratinha e o Fim do mundo” do “Livro Lendas e Fábulas do Brasil” nas Creches Municipais par os alunos da Educação Infantil no período de 27 de junho a 01 de julho.

Dona Ruth Guimarães nasceu aqui, em nossa cidade Cachoeira Paulista no dia 13 de junho de 1920. É folclorista, cronista, romancista, contista e tradutora. Foi a primeira escritora brasileira que conseguiu projetar-se nacionalmente desde o lançamento do seu primeiro livro, o romance Água Funda, em 1946. A escritora foi aluna e discípula de Mário de Andrade, que a iniciou nos estudos de folclore e literatura popular.

Dona Ruth nas escolas
Contação de Histórias
“Os sapatos da onça”

 

Escola Dia Horário
EMEIEF Dr Evangelista Rodrigues  

20 /06

8:30h
EMEIEF Cleston Melo Paiva 10:00h
EMEIEF Yvonne Cipolli Ribeiro  

21/06

8:30h
EMEEF Regina Pompéia Pinto 10:00h
EMEIEF José de Godoy Roseira 22/06 14:00h
EMEIEF Joaquim Monteiro da Silva  

23/06

8:30h
EMEIEF Otton Fernandes Barbosa 10:00h
EMEIEF Carmélia Fleming Bittencourt  

24 /06

Tarde
EMEIEF Maria Zélia Freitas Lorena Manhã
EMEIEF Domingos Paula e Silva Tarde
EMEIEF Ana Ferreira Marcondes 01/07  

Manhã

EMEIEF Vereador Bento da Silva Hummel

 

 

Dona Ruth para os pequenos
Contação de Histórias
Dona Baratinha e o Fim do Mundo

 

Creche Dia Horário
CEMEI Alayde Vianna Hummel 27/06 9:00h
CEMEI Carmelina Mendes de Azevedo 28/06 9:00h
CEMEI Jairo Gomes Ramos 29/6 8:30h
CEMEI Nina Mendes 29/6 10:00h
CEMEI Benedito Ambrósio dos Santos 30/06 9:00h
Compartilhe
Posted in Notícias.