Programação de eventos – 2024

03 DE FEVEREIRO – 19h : Sarau das Sementes

O sarau no Instituto Ruth Guimarães tem o objetivo primeiro dos artistas se conhecerem e interagirem, para nos juntarmos e ganharmos força. Para sabermos quem somos e descobrirmos que a arte muda o mundo. Cada um poderá mostrar seu talento, fazendo música, apresentando poemas, expondo seu artesanato ou suas fotografias e se identificando, e depois o microfone ficará aberto para quem quiser, o evento é aberto ao público em geral.

ANÁLISE ÁGUA FUNDA para vestibulandos e público em geral

“É um romance, mas escrito como se fosse prosa fiada, como se fosse narrativa caprichosa que vai indo e vindo ao sabor da memória, ao jeito dos contadores de casos.” Antonio Candido resume assim Água Funda no prefácio escrito para a segunda edição da obra, publicada em 2003.

Joaquim Maria Botelho ministrará as aulas. Uma delas no dia 13 de abril,  e contará com a participação da Cia Cássio B. Este grupo irá produzir um curta metragem sobre a obra, apoiados pela LPG. Inscreva-se no email inrg1920@gmail.com

BAILE – CULTURAL

Um baile é um evento de pessoas reunidas para dançar. Reflexo da sociedade, esta prática liga a dança erudita dos palcos de espetáculos e a dança amadora ou popular de cerimônias privadas ou públicas.

Idosos frequentam os bailes em sua grande parte em busca de lazer e descontração. Alguns deles passam muito tempo sozinhos, e os bailes os ajudam a descontrair, encontrar pessoas e se divertir.

Vamos fazer uma reunião para as pessoas “clássicas”! Dia 13 de março, a partir das 21h.

Ingressos antecipados com Marcos Botelho – tel. (12) 99163-3002

CINEMA NO QUINTAL

  • A lei Paulo Gustavo está nos proporcionando realizar o cinema ao ar livre. Serão seis sessões gratuitas. Introduzimos as sessões com a história de uma personalidade da cidade que está sendo esquecida, serão: Severino Moreira Barbosa, Nelson Lorena, Padre Juca, Regina Pompeia Pinto, Edila Aida de Andrade Couto e Nina Mendes. Iremos gravar as palestras afim de disponibilizar para as escolas.

* Programação sujeita a alteração conforme mudanças climáticas

10 DE MARÇO – 17h : Sarau das Sementes

O sarau no Instituto Ruth Guimarães tem o objetivo primeiro dos artistas se conhecerem e interagirem, para nos juntarmos e ganharmos força. Para sabermos quem somos e descobrirmos que a arte muda o mundo. Cada um poderá mostrar seu talento, fazendo música, apresentando poemas, expondo seu artesanato ou suas fotografias e se identificando, e depois o microfone ficará aberto para quem quiser, o evento é aberto ao público em geral.

20 de MARÇO –  15h00 – Severino Antônio conta a história de SEVERINO MOREIRA BARBOSA.

Filme: Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, Alemanha, França e Itália – 1990)

Direção: Giuseppe Tornatore.

Roteiro: Giuseppe Tornatore.

Elenco: Philipe Noiret, Agnese Nano, Jacques Perrin, Leopoldo Trieste, Enzo Cannavale, Isa Danieli, Leo Gullota, Roberta Lima.

Duração: 123 minutos

SINOPSE: O menino Totó se encanta pelo cinema e inicia uma grande amizade com o projecionista de sua pequena cidade. Já adulto e agora um cineasta bem-sucedido, Totó volta a lembrar de sua infância ao descobrir que seu velho amigo faleceu.

20 de ABRIL – 15h00  –  NELSON LORENA por José Maurício do Prado

Filme: Deus é brasileiro (baseado no conto de João Ubaldo Ribeiro)

Direção: Carlos Diegues

Roteiro João Emanuel Carneiro, Carlos Diegues

Elenco: Antonio Fagundes, Hugo Carvana, Wagner Moura, Paloma Duarte

SINOPSE

Não recomendado para menores de 12 anos

Em Deus é Brasileiro, cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus (Antônio Fagundes) resolve tirar umas férias dela, decidindo ir descansar em alguma estrela distante. Para tanto precisa encontrar um substituto para ficar em seu lugar enquanto estiver fora. Deus resolve então procurá-lo no Brasil, país tão religioso que ainda não tem um santo seu reconhecido oficialmente. Seu guia em sua busca é Taoca (Wagner Moura), um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais. Juntos eles rodarão o Brasil em busca do substituto ideal.

13 de MAIO – 8h00 – RUTH GUIMARÃES HOMENAGEADA NAS ESCOLAS DE CRUZEIRO – apresentação de Ruth para os alunos da escola Rebouças.

21 de MAIO – 17h00 – Contando e cantando os 10 anos com Ruth. Sarau na praça Prado Filho, em comemoração aos 10 anos de falecimento de Ruth Guimarães

25 de MAIO – 15h00 – Roberto Mendes conta NINA MENDES

Dentro da “Semana mundial do brincar” (https://semanadobrincar.org.br/)

Filme : Pluft – O Fantasminha

Direção: Rosane Svartman

Elenco: Nicolas Cruz, Juliano Cazarré, Arthur Aguiar

SINOPSE: Vivendo em uma ilha, Pluft é um fantasma que morre de medo de pessoas. Quando uma menina é sequestrada por um pirata, os dois criam um laço e lutam contra o vilão.

28 de MAIO – dia todo: gravação para o curta “ÁGUA FUNDA” de Cássio Borges, patrocinado pela Lei Paulo Gustavo.

29 de MAIO – 14h00: Parceria com Trilhas do Brincar, com Lila Vanzella, para a Semana Mundial do Brincar. Apresentação do Instituto Ruth Guimarães e contar a história com a Rutinha. Espaço para brincadeiras.

30 de MAIO – 14h00: Participação do Instituto Ruth Guimarães na FLIS – Feira Literária de Silveiras. Mesa com Juraci de Faria Condé.

03 de JUNHO 17h30 – PROJETO RUTH GUIMARÃES NAS ESCOLAS DE CACHOEIRA PAULISTA : Encontro com coordenadores e professores da rede pública. Vida e obra de Ruth. Leitura de textos.

4 de JUNHO – 14h – Apresentação de Ruth Guimarães em creche de Cruzeiro –

10 de JUNHO 17h30 – PROJETO RUTH GUIMARÃES NAS ESCOLAS DE CACHOEIRA PAULISTA : Encontro com coordenadores e professores da rede pública. Vida e obra de Ruth. Leitura de textos.

14 de JUNHO  – Participação do Instituto Ruth Guimarães no Projeto Tradições Populares, tendo como Patronesse a escritora Ruth Guimarães, da rede municipal da Cidade de Cruzeiro.

22 de JUNHO  – 15h00 – REGINA POMPEIA PINTO por Marco Antônio

Filme: Somos todos Sacys de Sylvio do Amaral Rocha e Rudá K. Andrade. O filme conta a história desse ser encantado (e irresistivelmente encantador) que foi, é e deveria ser eternamente a cara do Brasil. Um dos mais antigos e carismáticos personagens da cultura popular luta para sobreviver ao cerco dos politicamente corretos. (Auguso Nunes).

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Tema: Brinquedos e brincadeiras

4ª edição

Inscrições : 22 de março a 22 de maio de 2024

Premiação – 22 de junho (sábado)

Acesse os editais clicando nos links abaixo:

1 – EDITAL 4o CONCURSO DE FOTOGRAFIA ZIZINHO BOTELHO (Adultos)

2 – EDITAL 4o CONCURSO DE FOTOGRAFIA INFANTO-JUVENIL ZIZINHO BOTELHO

PROJETO CINEMA NO QUINTAL

27 de AGOSTO – 17h30 – Padre Paulo conta PADRE JUCA

Filme : Sociedade dos poetas mortos

Direção: Rosane Svartman

Com uma narrativa linear e cronológica, a história do filme se passa no outono de 1959 em uma escola preparatória de elite para garotos, a Welton Academy. Esse centro de estudos, localizado nos Estados Unidos, era norteado por 4 princípios básicos: tradição, honra, disciplina e excelência. Com a chegada do novo professor de inglês e literatura, John Keating, a rotina dos estudantes começa a mudar, pois, seu método de ensino era bem diferente e pouco tradicional. Através da poesia, Keating inspira seus alunos e os apresenta à sociedade fundada por ele quando era estudante da Welton: A sociedade dos poetas mortos. Assim, com métodos pouco conservadores, ele vai ensinando literatura, conquistando seus estudantes e os encorajando a viver de maneira extraordinária. Um dos primeiros conceitos utilizados pelo professor é o Carpe Diem, que significa “aproveite o dia, o momento”. Em suas palavras: Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias.

PROJETO CINEMA NO QUINTAL

15 de SETEMBRO – 15h00 – Pedro Bernardes conta PREFEITA ÉDILA

Filme : Diário de motocicleta

Direção: Rosane Svartman

Esse filme é baseado em fatos reais e aborda uma viagem pela América do Sul, em 1952, de Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e seu amigo Alberto Granado. Os dois saíram da Argentina com o intuito de percorrer o subcontinente em uma motocicleta, pois pretendiam conhecer a América do Sul, da qual só tinham informações através de livros e revistas. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Mesmo assim, eles seguem viagem por meio de caronas e caminhadas.

 

OUTUBRO

Sábado, 19

Cafezinho filosófico, para as crianças

Oficina de brincadeiras (amarelinha, restaco, bolinha de gude, pipa, cinco marias, telefone sem fio)

Compartilhe