Centenário de Ruth Guimarães Programação adiada para 2021 (ou quando pudermos)

O Instituto Ruth Guimarães, em razão da pandemia provocada pela Covid-19, decidiu transferir para 2021 as celebrações presenciais do centenário da escritora, anteriormente previstas para dois momentos: junho de 2020, data do aniversário, e agosto de 2020, quando se comemora a “Semana Ruth Guimarães”, conforme Lei Municipal de Cachoeira Paulista.

Pessoas de várias partes do Brasil iriam para Cachoeira Paulista e São Paulo e certamente não se sentirão seguras de fazer as viagens. Em razão disso, consideramos prudente planejar com calma o 101º aniversário, em 2021.

Ruth GuimarãesEntretanto, muitas atividades virtuais foram realizadas ainda em 2020, para que a data do centenário não fosse desconsiderada:

  • o site da Revista Cult publicou ampla matéria sobre a vida e obra da autora, no dia 13 de junho, neste endereço eletrônico: https://revistacult.uol.com.br/home/
  • o site da Fundação Cultural de Jacarehy publicou depoimentos e documentos sobre sua vida e obra, neste endereço eletrônico: http://www.fundacaocultural.com.br/
  • Ruth Guimarães é a homenageada da flinksampa 2020. A 8ª edição da flinksampa, festa do conhecimento, literatura e cultura negra, aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, integrando a programação da virada da consciência em comemoração à semana da consciência negra. Realizada este ano em um ambiente completamente digital, pela universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG afrobras, a edição de 2020 trouxe como grande homenageada Ruth Guimarães.
  • Inaugurada a “Esplanada de Leitura Ruth Guimarães”, no Centro Cultural Santo Amaro. A iniciativa fez parte da Virada Cultural e foi presencial. Palestra sobre a vida e obra com Joaquim Maria Botelho e lançamento de uma exposição aberta para visitação até 13 de janeiro de 2020.
  • Saíram os livros inéditos Contos negros e Contos índios, a reedição de Asno de Ouro, Água Funda, Lendas e Fábulas do Brasil e Filhos do Medo.
  • a Academia de Letras de Lorena (da qual Ruth Guimarães foi madrinha) realizou concurso literário, com o nome dela, voltado para alunos de escolas públicas e privadas do Vale do Paraíba
  • o Instituto Ruth Guimarães fez eventos virtuais sobre temáticas folclóricas registradas pela escritora em vários de seus livros: folguedos, parlendas, festas populares, dança, música e contos da tradição popular.

 

 

 

Compartilhe
Posted in Notícias, Sem categoria.