Prorrogado o prazo para inscrições do Concurso de Fotografia “Zizinho Botelho”

Ruth GuimarãesPRORROGADO O PRAZO: até 25 de fevereiro de 2021
EDITAL DE CONCURSO DE FOTOGRAFIA “Zizinho Botelho”
REGULAMENTO
Do Tema
Art. 1o – O Instituto Ruth Guimarães, por meio deste edital abre inscrições para o Concurso de Fotografia “Zizinho Botelho”.
Parágrafo Único – O tema escolhido para esse concurso tem como base “O ESPAÇO DE RUTH” ou seja: a casa, o quintal, a rua, as escolas onde deu aula, posto que este concurso finaliza as comemorações do centenário de nascimento da escritora.
Das Inscrições
Art. 2o – Pode participar do concurso o público em geral, para os fotógrafos residentes no Vale do Paraíba.
§ 1o – É vedada a participação de pessoas envolvidas na organização deste concurso;
§ 2o – É vedada a participação dos membros da família Guimarães Botelho.
§ 3o – Podem participar maiores de 14 anos.
Art. 3o – As inscrições podem ser feitas no período de 31 de dezembro de 2020 a 25 de fevereiro de 2021 pelo e-mail: inrg1920@gmail.com.
Art. 4o – Cada participante pode se inscrever com até 02 (duas) fotografias. As fotografias devem ser inéditas, ou seja, não terem sido apresentadas em nenhum livro ou mostra, ou premiada em outros concursos até a data da inscrição.
§ 1o – As fotografias devem ser enviadas no momento da inscrição e somente serão aceitos até 02 (dois) arquivos de imagens de cada participante.
§ 2o – As fotografias deverão ser devidamente identificadas através do preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO, com nome, endereço residencial completo, CPF, telefone, e-mail, título(s) e descrição da(s) fotografia(s), obedecendo aos seguintes critérios:
a) As fotografias devem ser digitais em formato jpeg com o mínimo de peso de 1MB;
b) Não há restrição à técnica utilizada, podendo as imagens ser coloridas ou P&B;
c) Somente serão aceitas inscrições de fotografias inéditas. Entende-se por inédita a fotografia não apresentada em nenhum livro ou mostra, ou premiada em outros concursos até a data da inscrição;
d) Os candidatos inscritos são responsáveis pelo teor e conteúdo das imagens, incluindo autorização de publicação dos seus atores;
e) Pela inscrição, os participantes cedem ao Instituto Ruth Guimarães os direitos patrimoniais sobre as imagens enviadas e autorizam seu uso em todo e qualquer material, documentos e meios de comunicação;
f) A autorização do uso das imagens será concedida a título gratuito, abrangendo o seu uso em todo território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades;
g) As imagens poderão passar por tratamento de imagem, fracionamento, alteração da resolução, etc., sem que haja prejuízo à essência da fotografia e o conjunto da obra. No entanto, não será permitido fazer montagens.
§ 3o – Para a inscrição será cobrada uma taxa de R$10,00 por candidato, via depósito bancário na conta corrente do INSTITUTO RUTH GUIMARÃES: Banco do Brasil, agência 3029-5. c/c 29456-x. Envie seu comprovante juntamente com seu formulário de inscrição.
§4o – Ao se inscreverem, todos os candidatos aceitarão automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.
Da Seleção
Art. 5o A seleção dos vencedores será realizada por um júri convidado pelo Instituto Ruth Guimarães.
§ 1o – Serão pré-selecionadas 20 (vinte) fotografias do total de fotografias inscritas, com premiação para o 1o, 2o e 3o lugar.
§ 2o – Não serão aceitas fotografias que estimulem a violência, a prática de crimes e que incitem o ódio e o preconceito.
§ 3o – O resultado será divulgado no dia 10 de março de 2021.
Da Premiação
Art. 6o Serão entregues prêmios para os 3 (três) primeiros classificados.
§ 1o – Os inscritos não poderão acumular as premiações, ou seja, só poderá ser classificada apenas uma fotografia de cada participante.
§ 2o – O 1o colocado receberá o valor de R$750,00.
§ 3o – O 2o colocado receberá o valor de R$500,00.
§ 4o – O 3o colocado receberá o valor de R$250,00.
Da Comissão Técnica
Art. 7o – A Comissão Técnica será composta por profissionais convidados com reconhecida atuação nas áreas de artes visuais.
Parágrafo Único – A Comissão Técnica terá autonomia na realização da seleção e seguirá critérios de linguagem fotográfica, originalidade, criatividade e coerência com o tema proposto.
Do Resultado
Art. 8o – A divulgação do resultado ficará a cargo do Instituto Ruth Guimarães que anunciará os vencedores no próprio Instituto, Rua Carlos Pinto, 130, dia 10 de março de 2021 (Se houver possibilidade, será realizada presencialmente. Caso contrário, virtualmente, em função da pandemia do covid19).
Das Disposições Finais
Art. 9o – Os casos omissos serão decididos pela Comissão Técnica.
Art. 10o – Da seleção realizada pela Comissão Técnica, quanto à qualidade das fotografias selecionadas não caberá qualquer recurso.
________________________
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Endereço residencial completo:
CPF:
Telefone:
E-mail:
Título(s):
Descrição da(s) fotografia(s):

Compartilhe
Posted in Notícias, agenda.