Ruth visita Mário de Andrade

Lançamento da reedição de “Contos de Cidadezinha” movimenta o Museu Casa Mário de Andrade

Ruth Guimarães

Joaquim Maria Botelho e Cecília Furquim Marinho, na escada da casa de Mário de Andrade, lugar que Ruth Guimarães conheceu bem quando aluna do mestre, na década de 1940.

Na inauguração da reforma do Museu Casa Mário de Andrade, à Rua Lopes Chaves, 546, foi realizado o lançamento da segunda edição do livro “Contos de Cidadezinha”, originalmente publicado em 1996 – e agora reeditado pela Editora Madamu. Uma mesa de conversa precedeu a sessão de autógrafos, e reuniu o filho da escritora, Joaquim Maria Botelho, a doutora Cecília Furquim Marinho, que defendeu tese sobre “Água Funda”, romance de Ruth Guimarães, e a doutora Fernanda R. Miranda, também estudiosa da vida e obra da autora.
Fernanda participou remotamente, visto que é professora da Universidade Federal da Bahia e está em Salvador. Analisou amorosamente o legado de Ruth Guimarães, detendo-se na linguagem e dimensão social e antropológica dos “Contos e Cidadezinha”. Cecília, por sua vez, traçou um comparativo entre “Contos de Belazarte”, de Mário de Andrade, e “Contos de Cidadezinha”, de Ruth Guimarães, comentando semelhanças literárias e culturais entre as duas obras.
Ao final da mesa, ocorreu a sessão de autógrafos, em conversa bastante animada que se estendeu até às 20 horas.

Compartilhe
Posted in Notícias.