Contando histórias de Ruth Guimarães na Escola Girlene de Carvalho, Cruzeiro/SP

Escola Girlene de Carvalho, Cruzeiro/SP

Escola Girlene de Carvalho, Cruzeiro/SP

Escola Girlene de Carvalho, Cruzeiro/SP

Escola Girlene de Carvalho, Cruzeiro/SP

Contar histórias é absolutamente essencial e apoia o desenvolvimento dos nossos filhos em diferentes níveis. Por que contar histórias é essencial para nossos filhos?
A importância da fala:
Em primeiro lugar, as histórias permitem-nos desenvolver a fala, traduzir a realidade em palavras. Usar a fala para nomear, descrever e comunicar eventos e emoções apresenta à criança o poder e o poder das palavras. Colocar uma palavra sobre um medo, uma ansiedade ou uma alegria intensa, é identificá-lo melhor e assim “colocá-lo à distância”, distância necessária para compreender e apreender nossos sentimentos.
De 1 ano a 3 anos, a criança desenvolve sua linguagem de forma impressionante. Ela passa das primeiras palavras às primeiras frases completas. Ler e contar histórias para a criança e olhar livros com ela promovem fortemente o desenvolvimento da linguagem, além de despertar seu interesse pela palavra escrita e enriquecer sua imaginação.
Dominar seus medos arcaicos:
Desde muito pequeno, a criança sente emoções e até medos que o dominam. As histórias permitem-lhe sentir que o que sente é perfeitamente normal; sentimentos de abandono, angústia são amplamente retratados nas histórias. Poderá compreender melhor o que está vivenciando e desenvolver soluções; poderá até fazer perguntas, se sentir necessidade.
Desenvolver a escuta ativa:
Contar uma história requer maior escuta e atenção. Sente-se confortavelmente, peça-lhe que escolha a sua história e verá que o seu filho é capaz de se concentrar muito!
Para entender a realidade:
“As crianças precisam do apoio da magia para poder enfrentar a vida”, escreveu o psiquiatra Bruno Bettelheim em seu livro “Ser pais aceitáveis”. Para crescer, a criança usa constantemente a imaginação.
As histórias têm a vantagem de apelar à imaginação, o que lhes permite trabalhar a percepção da realidade. E se a criança gosta tanto delas é porque apresentam trocas que lhe solicitarão o mais importante: o manejo da ansiedade. As histórias podem aliviar essa ansiedade.
O prazer de estarmos juntos:
Por fim, se é fundamental contar histórias às crianças é porque é a melhor forma de passar bons momentos com elas. Muitas crianças fazem os pais repetirem a mesma história indefinidamente. Este é um conhecido ritual de tranquilização que as crianças adoram porque encerra o dia da forma mais maravilhosa.
Então, vamos economizar um tempo valioso de leitura para nossos filhos, para torná-los exploradores de histórias e talvez pequenos escritores! E por que não com Ruth Guimarães, uma escritora nascida no dia 13 de junho, no dia de Santo Antônio, na cidade de Cachoeira Paulista, tornando a autora tão próxima dos pequeninos? E os pequeninos se aproximam mais do que podemos imaginar! Escola bonita, professores dinâmicos, ativos, procurando fazer a criançada trabalhar e descobrir. Acredito que este é o caminho onde Ruth gostaria de andar.

Compartilhe
Posted in Notícias.