O homenageado da 3a edição do concurso de fotografia do INRG: Motoaki Yasumura

Hoje as pessoas não podem entender o trabalho de um fotógrafo, porque as técnicas são bem diferentes. É tudo muito simples na era digital, podemos ver o resultado imediatamente após o disparo. A máquina regula a cor, o foco, o brilho, a luz, por muito pouco não transforma a imagem. Aliás, transforma, sim, se usarmos os recursos que existem para isso.
O fotógrafo era um verdadeiro artesão, um trabalhador braçal. Precisava correr atrás da boa imagem. Estar no lugar certo, na hora exata, porque não se pode captar o momento passado. Ter bons reflexos, ficar atento eram ferramentas fundamentais, não era possível fazer várias fotos em poucos segundos. Se o filme acabava, seria necessário tirar o filme da máquina e colocar outro, o que levava alguns minutos – fim do evento. Poderíamos perder o armistício da guerra mundial!
Em Cachoeira Paulista tínhamos alguns bons nomes na fotografia: Roberto, Euzébio, Zizinho, Motoaki. Estes dois foram parceiros algumas vezes fotografando casórios. O Motoaki tirou fotos 3×4 da cidade inteira! Seu estúdio era pequeno, mas nele quase todo o mundo entrou. Na parede ao lado da porta de entrada ele expunha uma coleção de clientes e todos que passavam não resistiam, precisavam entrar e tentar identificar fulano, cicrano e beltrano. Aquele estudou comigo, esse mora na rua da Raia, aquele outro não sei quem é, mas tem uma cara engraçada. O Motoaki, atrás do balcão, tinha sempre um jeito sorridente, de quem estava se divertindo com as observações.
Ir ao Motoaki era quase como ir ao dentista: uma vez por ano. Era foto para a carteira de trabalho, para o passaporte, para a carteirinha do clube. E em dois cliques estava pronto. Sempre muitoisolícito e sorridente. Era um lugar onde eu me sentia em casa, quase dava para tirar os sapatos e ficar à vontade.
Ele se aposentou talvez devido à concorrência, talvez por não querer começar tudo de novo, se inteirando sobre as máquinas digitais, esse novo aparelho cheio de botões para controlar, talvez por ambos os motivos.

Fotógrafo Motoaki

O Fotógrafo Motoaki em seu estúdio – Foto: Pino Rossi

Eu só sei que esta impessoalidade toda de hoje me incomoda, sinto a falta dos retratos na parede e da cara boa do Motoaki me recepcionando na sua lojinha.
Nós precisamos que os negócios existam, mas é muito melhor quando eles vêm acompanhados de coração.

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