Exposição de fotos do artista Sérgio Barreiros

Exposição fotográfica “Casa de Leis, Casa do Povo! Um olhar além…” do fotógrafo Sérgio Barreiros está aberta de segunda a sexta, das 08h às 18h na Câmara Municipal de Cachoeira Paulista

Exposição fotográfica “Casa de Leis, Casa do Povo! Um olhar além…” do fotógrafo Sérgio Barreiros

Exposição fotográfica “Casa de Leis, Casa do Povo! Um olhar além…” do fotógrafo Sérgio Barreiros

Assessor Dimas Barbosa, Pres da Câmara Municipal Leo Fênix e o fotógrafo Sérgio Barreiros na abertura da exposição.

Assessor Dimas Barbosa, Pres da Câmara Municipal Leo Fênix e o fotógrafo Sérgio Barreiros na abertura da exposição.

Todo mundo da cidade de Cachoeira Paulista conhece o Serginho! Ele é uma figura muito simpática, fala bem, e se expressa melhor ainda nas imagens que faz. Ele é fotógrafo? Não, ele é mais do que isso: é ótimo tocador de viola, é ótimo programador – este nosso site do Instituto Ruth Guimarães foi ele quem fez, e não está lindão? – Ele se dedica muito quando resolve fazer alguma coisa. Estuda, pesquisa, corre atrás, por isso seus trabalhos são sempre bem feitos. É perfeccionista, portanto não fica satisfeito com os resultados, mesmo se dizemos que está perfeito. Mas o verdadeiro artista é assim mesmo: sempre insatisfeito, sempre à procura de mais. Só que às vezes alguns detalhes não dependem de nós, um trabalho depende do servidor, da viola, da máquina fotográfica e de outras pessoas também. Ele se frustra e persegue seu objetivo outra vez. O bom é que ele não desiste! Persistência é outra de suas qualidades.
Ser fotógrafo e viver disso seria um sonho, mas é uma estrada pedregosa e muitos desistem porque colocam muita energia nisso sem obter os resultados que desejam. Hoje todos temos um celular com uma boa câmara que faz fotos bem razoáveis sem precisar de muito know-how. Para aquelas fotinhos de família, registrar alguns acontecimentos importantes na vida de cada um de nós, é, digamos, suficiente. Mas ainda há os que amam uma boa fotografia, feita com arte, com sensibilidade e que parecem contar mais coisas do que sonha nossa vã filosofia! Serginho ama o que faz e fica procurando os melhores ângulos, o céu assim ou assado, busca outros olhares para fazer novamente (de outro jeito) aquelas fotos super batidas que estamos cansados de ver todos os dias na internet. As histórias já estão todas contadas, as imagens são essas ruas pelas quais passamos todos os dias, essas crianças são…. crianças! E aí, aquela foto chama a nossa atenção e ficamos nos perguntando “como é que eu não vi isso?” “isso estava aí mesmo, tem certeza?” “nossa! sua máquina faz isso? de que marca é?” A máquina ainda não é um ser pensante, nem inteligente. Tudo o que ela fizer depende de quem a comanda. E a diferença da qualidade de um trabalho, seja ele qual for, é o tempo que você dispensa para aprender a manejar os instrumentos, é a sua dedicação, além de, claro! seu talento. Mas como já disse alguém por aí: é 1% inspiração e 99% suor e lágrimas. O que faz a diferença no trabalho do Sérgio Barreiro é que ele investe em suas carreiras – ele compra bons equipamentos, ele faz a manutenção, ele estuda muito. E tem um olhar muito peculiar. Você ficou curioso? Vá à sua exposição que está acontecendo na Câmara Municipal de Cachoeira Paulista, de segunda a sexta, das 08h às 18h. Estão todos convidados! Entre neste link e dê uma espiadinha https://clubedeautores.com.br/livro/fotografias-em-todos-os-tons. Se gostar, adquira o livro. Pois é, ainda por cima ele editou um livro de fotos que vai ficar muito bonito na sua estante. Porque de arte, também se vive!

Jùnia Botelho

Compartilhe
Posted in agenda.