Mesa de literatura na FLIG 2023

Literatura e História foi o tema

O secretário geral do Instituto Ruth Guimarães, Joaquim Maria Botelho, foi o mediador de uma conversa sobre o peso da história na literatura. Os debatedores foram o professor Robson Hasmann e o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Joaquim Maria Botelho e Inácio de Loyola Brandão na FLIG 2023 em Guaratinguetá

Joaquim Maria Botelho e Inácio de Loyola Brandão na FLIG 2023 em Guaratinguetá

A mesa abordou temas gerais da história, como o papel da crônica no jornalismo, como coadjuvantes da memória coletiva dentro da ciência da historiografia. Loyola, que é membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Letras, falou de sua vasta carreira de escritor, com 50 livros publicados. Os pontos altos da roda de conversa estiveram focados nos dois principais livros do escritor, “Zero”, escrito na ditadura militar, e “Não verás país nenhum”, uma distopia sobre o mesmo tema.

Robson trouxe a sua experiência como professor, inclusive sua experiência no México, quando estudou o peso da história na dramaturgia mexicana.

O auditório da Festa Literária de Guaratinguetá – FLIG 2023 esteve lotado durante todo o tempo da roda de conversa, que chegou a 1h40 minutos. Os participantes foram longamente aplaudidos e, na sequência, Loyola concedeu autógrafos no espaço do escritor.

Compartilhe
Posted in Notícias.