Ensino de redação para vestibulandos, com a obra de Ruth Guimarães como tema

Ensinando literatura e redação no Vale do Paraíba

Instituto Ruth Guimarães

Instituto Ruth Guimarães – Foto: Priscilla Cabett

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o jornalista e professor Joaquim Maria Botelho iniciou uma sequência de atividades destinadas a preparar estudantes que vão prestar exame vestibular neste ano de 2024.
O primeiro evento foi uma revisão da literatura regionalista, da qual Ruth Guimarães foi um dos expoentes – seu romance “Água Funda” tem sido leitura obrigatória de várias universidades federais, como Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, além da paulista USP – Universidade de São Paulo.
A apresentação, que durou quatro horas, foi realizada no Instituto Ruth Guimarães, no dia 13 de abril. Foram 27 participantes, todos estudiosos da obra da autora cachoeirense, e que preparam uma adaptação do livro para um curta-metragem (cinema).
Um segundo evento foi uma aula de duas horas de duração sobre “Técnicas de redação para vestibular – qualidades do texto e erros a evitar”. Participaram professores e alunos da Escola Estadual Prof. José de Paula França, na cidade de Queluz. Joaquim Maria ofereceu um exemplar do livro “Histórias da casa velha – biografia e legado de Ruth Guimarães”, para a biblioteca da escola, e sorteou entre os alunos um livro de sua autoria (Costelas de Heitor Batalha).
O terceiro evento, programado para o dia 22 de abril, será realizado na Escola Estadual Severino Moreira Barbosa, em Cachoeira Paulista, nos moldes da apresentação realizada em Queluz.

Fotos: Priscilla Cabett

 

Compartilhe
Posted in Notícias.