Ruth Guimarães vai à creche

Ora pois, ainda existe quem não conheça Ruth Guimarães, a escritora de Cachoeira Paulista com renome nacional e internacional, cujo romance Água Funda é leitura obrigatória da FUVEST deste ano de 2024! Ora, ora!

O que se deve fazer quando o município lança o tema “cidade leitora” para suas escolas? Qual é o caminho a traçar, principalmente para as crianças pequenas de 0 a 3 anos? Onde ir? Para quem pedir ajuda? O coordenador da creche “Jairo Ramos”, que fica na Margem Esquerda do Rio Paraíba, nossa Rive Gauche, não pensou duas vezes: o Peterson Salomão entrou em contato com o Instituto Ruth Guimarães e marcou uma reunião de htpc no quintal da Ruth – aliás, o local está aberto para quem quiser vir fazer suas reuniões e conversar sobre Ruth!

A conversa foi longa, porque Ruth Guimarães tem livros infantis bem complexos, pois considerava as crianças como seres em formação que deveriam ser respeitados como tal, portanto a linguagem que usou é muito bem estruturada. Mas acredito que não tenha pensado em falar com crianças tão pequenas. Ou pensou?

inrg1 Instituto Ruth Guimarães Ruth Guimarães vai à crecheAs professoras, Peterson, eu (a filha da escritora, Júnia Botelho), pensamos que pensamos, falamos que falamos e surgiu uma ideia: uma história inédita de Ruth! História dos quatro pintinhos em quatro tempos e seis lições. E tem até uma parte musical feita pelo compadre Luciano Carvalho, para quem Ruth legou vários poemas para serem musicados.

A ideia foi tomando forma, virou um projeto ali mesmo na reunião e logo na semana seguinte eu recebi um convite para participar da apresentação das atividades.inrg3 Instituto Ruth Guimarães Ruth Guimarães vai à creche

As professoras foram ótimas, usaram a criatividade com muito carinho, uma fórmula que sempre é bem sucedida! Dedicação, delicadeza, sensibilidade, empatia. Com uma história de uma página foram trabalhados: 1) a alimentação, com frutas, legumes e verduras; 2) os grãos; 3) os insetos de jardim; 4) o contato com os animaizinhos. A creche proporcionou a 4 crianças a companhia de um pintinho cada por um fim de semana. “Ah, pais! Tem que participar, sim. Seu filho foi sorteado.” As professoras confeccionaram roupinhas de pintinho para os bebezinhos. Caça aos pintinhos, contação de histórias. Muito dinamismo, muito cuidado!

inrg2 Instituto Ruth Guimarães Ruth Guimarães vai à crecheSe eu ainda tivesse alguma dúvida de para quem Ruth Guimarães escreveu, já não teria mais: escreveu para quem ainda se encanta, para quem conhece a força das palavras e da escrita, para quem sabe o quanto é necessário exercitar a criatividade e a imaginação, escreveu para essa turma competente: Peterson Salomão e Alves, Coordenador Pedagógico.

Leonor da Silva Garcez Rosa, Professora (Berçário I), Nilza Ribeiro dos Santos, Professora (Berçário II), Michele Cristine Bassanelli, Professora (Maternal I), Marleide Lopes Fernandes Moreira, Professora (Maternal II A), Luciana Vânia Barbosa Hummel da Silva, Professora (Maternal II B). No dia da apresentação da atividade para os pais e responsáveis Renata Camargo contou uma história, que contou com a presença da secretária da Educação e sua equipe.

Compartilhe
Posted in Notícias.